26 C
Salvador
segunda-feira, novembro 30, 2020
Home A TARDE FOLIA 2020 Xande de Pilares garante sobre show no Carnaval: "Parado ninguém vai ficar"

Xande de Pilares garante sobre show no Carnaval: “Parado ninguém vai ficar”

Com mais de 15 anos de folia, o cantor Xande de Pilares é mais uma presença confirmada no Carnaval de Salvador em 2020. Em entrevista ao Portal A TARDE, O artista que é uma das grandes referências do samba nacional, detalhou como andam os preparativos para as festas e revelou sua paixão declarada a tudo que envolve a atmosfera baiana.

Na sexta-feira, 21 de fevereiro, o sambista se apresenta no Camarote.Com, na Barra, e promote agitar ainda mais o público baiano. Para o show, ele promete novidades durante a performance, sem perder a essência dos grandes sucessos que fazem o samba perpetuar em alta no cenário musical brasileiro. Para ele, o gênero “é a espinha dorsal de tudo que acontece dentro do Brasil”.

Como andam os preparativos para o Carnaval deste ano?

Estou super animado. O carnaval da Bahia já me deixa ansioso de antemão. Eu me preparo para o carnaval do Rio de Janeiro na Bahia, então tem que chegar com a energia lá em cima, eu já vou com todos os motores todos ligados.

O carnaval de Salvador é tradicionalmente conhecido pelo Axé. Como você vê a presença do Samba no cenário da folia?

Eu estou há mais de 15 anos fazendo parte desse cenário que, até então, era de fato inédito para mim. Teve um período em que o pagode vinha tocar muito pouco aqui em Salvador. Então, eu venho desde 2002. O segmento daquela época é diferente do atual, também tem uma molecada nova participando. Por um lado, como eu respeito muito a cultura de cada lugar, principalmente da Bahia, eu vejo como uma oportunidade de levar minha música e aprender com a cultura, principalmente durante o carnaval.

Diante dos shows que você já realizou aqui no estado, qual a sua percepção do público baiano?

Eu sou muito suspeito para falar, sabe? O pessoal fala que eu sou puxa-saco de baiano, mas não é isso. Eu fui criado no morro, no Rio de Janeiro. Então a energia é algo que me remete muito ao morro, aquela coisa de festa, animação. Não é igual a muitos lugares que eu já toquei, onde o pessoal vai apenas para apreciar. O pessoal na Bahia vai para levar aquilo que eles tem de bom e receber o melhor também, o povo na Bahia é muito diferenciado.

O quão importante é para você estar fazendo dessa festa, tradicionalmente conhecida como uma das maiores do mundo?

Para mim, é muito importante. Tudo isso é como uma sala de aula para mim, eu tenho aprendido muito com a Bahia. O Carnaval de Salvador é algo diferenciado mesmo, precisa ser estudado pela NASA. É muito surreal, muito particular. Não é desprestigiando o do Rio de Janeiro, mas só quem vai e sente o de Salvador para saber como é esse sentimento. Eu sempre acompanhei muito pela televisão, mas depois que eu me vi dentro dele, acabou virando vício.

Depois de uma grande ascensão do sertanejo no mercado musical do país o samba tem conseguido não somente se perpetuar mas também se reinventar com nomes como Dilsinho e Ferrugem. Como você analisa esse cenário?

Como diria o grande Nelson Sargento, o samba ‘caduca mas não morre’. O Samba é a espinha dorsal de tudo que acontece dentro do Brasil. Eu costumo dizer que o samba tira um cochilo, deixa os outros a vontade, e depois retorna. Ele nunca sai. Se você prestar atenção, desde a época da Jovem Guarda houve muitos gêneros musicais e o samba sempre permaneceu. O Raça Negra também teve uma contribuição muito grande, levou o samba para as rádios. Depois houveram muitos outros grupos, como Só Pra Contrariar e Negritude Jr. Depois teve o movimento do Axé, que foi muito forte lá atrás. O sertanejo vive um excelente momento. No entanto, o samba está sempre presente. Sem medo de falar, a gente não tem implicância com nenhum segmento. Nós prestigiamos todo mundo!

Por fim, o que o público pode esperar da sua apresentação no Camarote .com?

Ah, o público pode esperar o Xande alegre, feliz por estar na Bahia, fazendo o que gosta, levando sempre alguma novidade mas sem deixar de cantar os grandes sucessos, como as músicas da minha época no grupo Revelação. Uma coisa eu posso garantir com toda a certeza, parado ninguém vai ficar!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

oito + quinze =

Últimas Notícias

Artistas baianos levam Carnaval para EUA

Artistas baianos levam o Carnaval de Salvadror para Orlando, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado, 7. Entre as atrações estão Harmonia do...

Após sucesso do Carnaval 2020, Camarote Club se prepara para comemorar cinco anos em 2021

Apesar da folia já ter terminado, o clima de alegria ainda é grande entre os organizadores do Camarote Club, situado na região...

Grupo A TARDE amplia o protagonismo na cobertura do Carnaval

O Carnaval de Salvador teve uma completa e ampla cobertura oferecida pelas principais plataformas do Grupo A TARDE ao longo dos sete...

Após jejum de 23 anos, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio

A Viradouro é campeã do Carnaval 2020 do Rio. Com o enredo "Viradouro de Alma Lavada", a escola homenageou as Ganhadeiras de...

Cajazeiras tem recorde de público durante Carnaval

O Cajazeiras Folia 2020, realizado entre o sábado, 22, e a terça-feira, 23, superou as expectativas ao atingir recorde de público....

PATROCÍNIO

APOIO