Iniciada como uma festa de réveillon mais modesta até receber características de festival, a ‘Virada Salvador’ ajudou a consolidar a capital baiana como um dos principais destinos do Brasil no final do ano. Tal panorama foi apresentado pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, em entrevista ao Portal A TARDE, na terceira noite do Festival, nesta segunda-feira, 30. Para ele, evento se destaca como motivador da plena ocupação da rede hoteleira e da movimentação de quase meio milhão de reais durante a temporada de festas.
“Tudo isso contribuiu para o registro de 100% da ocupação hoteleira e uma expectativa de movimentar cerca de R$ 400 milhões de reais. A expectativa é a de superar a marca de 500 mil pessoas em Salvador neste final de ano. Então, é um balanço muito positivo. O festival consolidou a cidade nesse período importante. A pessoa que vem pra cá, tem uma boa experiência na cidade, volta e fala pra outras pessoas”, pontuou.
Edington vê aumento do aquecimento turístico como um processo natural, resultante no investimento da prefeitura em infraestrutura e novos equipamentos culturais, como por exemplo o novo Centro de Convenções, que deve ativar, principalmente, o turismo corporativo. Para além dos dois eventos de grande porte, o Réveillon e o Carnaval, ele destaca a manutenção de uma calendário de eventos que ajuda a manter o potencial turístico de Salvador durante todo o ano.
“A cidade tem melhorado muito na questão da infraestrutura, de novos equipamentos turísticos, novos parques e museus. No fundo, ela tem se tornado uma cidade melhor para os soteropolitanos, e, ao mesmo tempo, há um investimento em comunicação e promoção da cidade. Temos também uma plataforma de eventos estratégicos, no sentido de ter atividades culturais, de entretenimento, gastronomia, música, arte e cultura o ano inteiro. A ideia é que a gente tenha uma cidade bastante fluida nesse setor, potencializando a economia criativa por todo o ano”, concluiu.