O Carnaval de Salvador é uma festa que recebe muita gente, e com isso, a produção de lixo aumenta. O presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Marcus Vinicius Passos, afirmou que o órgão promoveu inovações neste ano na coleta dos resíduos. Em entrevista ao Portal A TARDE, o gestor falou sobre as novas medidas.
“Tivemos a colocação dos novos coletores, testamos 25 coletores novos na festa do Rio Vermelho. São aqueles dois tonéis de 400 litros e tivemos bastante sucesso. No carnaval, colocamos 100 tonéis daqueles, até então não tinha no carnaval nenhum equipamento que absorvesse o resíduo que os foliões jogassem nas ruas”, afirmou o presidente da Limpurb.
Além disso, a empresa, frisa Passos, tem investido na comunicação com os ambulantes pelos circuitos e explicado a importância de descartar os materiais usados de forma adequada.

Segundo o gestor, foi ampliado também o número de cooperativas. “14 centrais foram inseridas, sendo assim, os catadores de materiais podem trocar o resíduo coletado por dinheiro”, disse.
“Esse aumento no número de cooperativas faz com que os materiais alumínio e plástico também reduzam, gerando renda para a população. Temos visitado as cooperativas, eles têm ficado bastante felizes por estarem gerando mais renda do que o ano passado”, afirmou.