Raul Aguillar

Vestido a caráter para o desfile do Ilê Ayê, o deputado estadual Jacó (PT) visitou o Camarote.com neste sábado, 22, e concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal A TARDE, onde defendeu o nome de Major da Polícia Militar, Denice Santiago, a quem classificou como uma pessoa de esquerda, extremamente preparada e do povo, como a candidata do Partidos dos Trabalhadores (PT) para a eleição em Salvador.
“A Major Denice é uma pessoa de esquerda, ela veio e se criou na periferia dessa cidade, saiu lá de baixo, conhece o sofrimento de nosso povo, é uma pessoa que se deu bem na vida lutando. Ela é major da PM, e ser Major da PM não é para qualquer um, ela é uma pessoa bem capacitada, o mestrado dela tratou da questão do racismo, do machismo na instituição da Polícia Militar”, lembra o parlamentar.
Jacó avalia que o trabalho de Denice à frente da Ronda Maria da Penha será um dos fatores para sua escolha, e ressalta que ela não será “fantoche” e nem “menino de recado”.
“Ela tem um serviço de extrema relevância prestada à sociedade, na proteção das mulheres, e isso não é uma coisa fácil. Tanto que a condução de seu trabalho na Bahia virou referência nacional, foi premiado, e isso ajuda na exposição, na divulgação de sua imagem; mas para mim, o mais importante é o fato dela ser extremamente preparada e uma pessoa do povo. Ela não será um menino de recado e nem fantoche de ninguém, ela vai ser a major Denice Santiago, ela tem uma estrela própria, uma história”, ressalta o petista.
Escolha do PT
Jacó avalia que o processo de escolha do Partido dos Trabalhadores (PT) para eleição em Salvador representa o entendimento da maioria da sigla.
“Nosso partido tem o seu regimento, seu estatuto, ele composto por uma diversidade de força políticas, esse processo das eleições municipais de Salvador já vem se arrastando há algum tempo e agora está se afunilando. No entendimento da maioria do partido, de 44 [Delegados], 38 votaram a favor. No entendimento da maioria absoluta do partido, a melhor tática, estratégia, nesse momento, é fazer a escolha de nosso candidato ou de nossa candidata em um encontro municipal com delegados, agora em março”, avalia o político.
Jacó garante que, após a escolha do nome, o partido formará uma unidade em torno da candidatura. “Temos nossas divergências internas, mas não tenho dúvida de que, quando sair o nome de nossa candidata, que eu acredito que será a major Denice, o time de Lula, de Rui, do 13, vai cair para dentro dessa campanha com muita alegria”, destaca o deputado estadual.
Lei contra o Assédio
Autor da lei que obriga os estabelecimentos a colocarem placas informando que o assédio sexual é crime, Jacó se diz feliz com o resultado do projeto.
“O assédio, mexer com as mulheres sem o consentimento delas é crime, isso não pode, está previsto em lei. Propusemos através de uma lei que foi aprovada, que, no Estado da Bahia, em todos os locais públicos, e no carnaval, em todos os camarotes, trios elétricos, em todos os bares, teatros, locais de movimentação, tenham uma plaquinha lá, avisando que a importunação sexual é crime; e, as mulheres que se sentirem assediadas, podem ligar para 190 e chamar a polícia. E para nossa alegria e satisfação, isso está pegando, nossa intenção é que essa lei seja massificada, que as mulheres tenham conhecimento disso”, ressalta Jacó.