26 C
Salvador
quinta-feira, agosto 6, 2020
Home Destaque Lavagem do Bonfim vai ter operação especial no trânsito e transporte

Lavagem do Bonfim vai ter operação especial no trânsito e transporte

Tráfego sofre alterações entre os dias 16 e 19 de janeiro, período que ocorre os festejos (Aina Soledá | Ag. A TARDE)

Os serviços de trânsito e de transporte vão sofrer alterações entre os dias 16 e 19 de janeiro, durante a Lavagem do Bonfim. Os interessados em participar do evento precisam ficar atentos às mudanças no tráfego, as proibições para estacionar veículos em alguns locais e o funcionamento do transporte público.

Transporte

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai proibir nas regiões do Comércio e da Cidade Baixa o estacionamento de veículos. O tráfego vai sofrer alteração do sentido de fluxo de algumas vias, além da necessidade de bloqueio no trânsito.

Na quinta-feira, de 0h as 22h, a circulação e o estacionamento de veículos estarão proibidos em ambos os sentidos da Av. Lafayette Coutinho (Contorno), nos dois lados, no trecho compreendido entre a rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru, e na rua da Conceição da Praia. Na Praça Visconde de Cayru, rua da Bélgica, rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros), rua Luiz Régis Pacheco (lado direito, a partir do cruzamento com a rua Vinte e Seis de Dezembro, em direção final de linha do Uruguai e a partir do cruzamento com a rua Couceiros de Abreu em direção a Mares) e rua Boa Vista (lado direito na direção da Rua Resende Costa).

A partir das 6h, as interdições acontecem na Praça Visconde de Cayru, rua da Bélgica, rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, avenida Jequitaia, avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros). A circulação nessas vias ocorrerá conforme as condições de segurança no trânsito permitam.

No Bonfim e região, a proibição de circulação e do estacionamento de veículos começa às 8h e vai até as 4h, da sexta-feira, 17; na sexta e sábado, 17 e 18, das 18h até as 4h do dia seguinte, e no domingo, 19, das 13h às 4h, da segunda-feira, 20.

As vias atingidas são: avenida Dendezeiros do Bonfim (à altura da Rua Augusto Mendonça), rua Imperatriz (à altura da Av. Dendezeiros do Bonfim), avenida Salvador (à altura da Rua Duarte da Costa), rua Duarte da Costa (à altura da Av. Salvador), rua Guilherme Marback (à altura da Rua Otávio Barreto), rua Otávio Barreto (à altura da R. Guilherme Marback), rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (à altura da Rua Henrique Dias), rua Desembargador Ferreira Espinheira (à altura da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e rua Plínio de Lima.

Além dos carros, as carroças e bicicletas também vão ser proibidas da circular e o estacionamento na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, rua Porto da Lenha, rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e na rua Travasso do Meio, das 8h da quinta-feira às 4h da madrugada do domingo.

A partir das 15h, no domingo, continua a proibição de veículos, com liberação progressiva do tráfego à passagem do cortejo, nas seguintes vias: Largo dos Mares, avenida Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, avenida Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim. Ainda no domingo, será proibida a circulação e estacionamento de veículos no Largo do Bonfim, das 12h às 22h.

A alteração de sentido de tráfego na avenida Engenheiro Oscar Pontes, que funcionará com sentido duplo no trecho entre a rua Estado de Israel, no Comércio, e o acesso ao Ferry Boat, a partir das 5h da quinta-feira. Outras vias com alteração de trânsito a partir das 6h da quinta-feira terão sentido único: a rua Boa Vista, na direção da rua Resende Costa; rua Luiz Régis Pacheco, a partir do encontro com a rua 26 de Dezembro, na direção do final de linha do Uruguai, e a partir do cruzamento com a rua Couceiros de Abreu, na direção dos Mares.

Funcionam também com sentido único, na rua Augusto Mendonça e rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros/Boa Viagem), rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e toda a rua Henrique Dias (no sentido Ribeira /Largo de Roma), na quinta-feira, das 8h às 4h do dia seguinte. Já na sexta e sábado, das 18h às 4h do dia seguinte, e no domingo, das 13h às 4h, do dia seguinte.

Para fazer carga e descarrega no dia do cortejo só poderá ocorrer até as 6h da manhã. A circulação de veículos é permitida com capacidade de até mil kg nas vias do percurso do cortejo. Entre 17 e 19 de janeiro, serão permitidas carga e descarga das 8h às 14h.

Setente e quatro barreiras vão ser instaladas de trânsito fixas a partir das 19h, de quarta-feira, 15. No dia da lavagem, a partir das 6h, mais 24 barreiras de trânsito móveis serão instaladas no percurso, permitindo apenas a passagem de veículos autorizados e de serviços públicos.

Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá reforçar as linhas de transporte coletivo no dia da festa. Todas as linhas do sistema de transporte da cidade vão operar com 100% da frota de ônibus e 19 destas linhas, que atendem à região do evento, vão prolongar o horário final de atendimento até as 0h.

Trinta e seis veículos extras da frota reguladora vão ser disponibilizads para auxílio no retorno para casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio, para atender à demanda.

Na Estação da Lapa vão ser disponibilizados seis veículos da frota reguladora, de 16h as 23h. Como o tráfego na região do Bonfim será interditado, as linhas que operam no local sofrem mudanças de itinerário de acordo interdições realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Até meia-noite vão operar as linhas: 1515 Conjunto Pirajá I – Ribeira; 1535 Vista Alegre – Ribeira; 1662 Base Naval – Ribeira; 1638 Fazenda Coutos – Ribeira; 1608 Paripe – Ribeira; 1342 Estação Pirajá-Bonfim/Ribeira; 0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande; 0216 Ribeira – Lapa; 0343 Fazenda Grande do Retiro – Ribeira; 0213 Ribeira – Federação; 0221 Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia; 0218 Ribeira – Pituba; 0220 Ribeira – Sabino Silva; 0237 Ribeira – Rio Sena/A. Sta Terezinha; 0713 Santa Cruz –Calçada/Bonfim; 0720 Vale das Pedrinhas – Vl Rui Barbosa; 1055 Estação Mussurunga-Ribeira/São Joaquim; 1142 Cabula VI – Ribeira R2; 1145 Terminal Acesso Norte/Ribeira e 1403 Cajazeira 11 – Ribeira.

O Elevador Lacerda e os três planos funcionarão gratuitamente, em horários diferenciados. O elevador estará em operação entre 6h e 23h. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada funcionará das 7h às 20h; o do Pilar operará das 7h às 18h e o Gonçalves, das 7h às 19h.

Quem preferir usar o serviço de táxi, pode usar o aplicativo Táxi Mobi, que vai operar com Bandeira 1 e até 20% de desconto. Além disso, haverá três pontos de táxis e mototáxis no Largo de Roma, próximo do Ferry Boat e também no Terminal Marítimo.

Redação
O A Tarde é um jornal diário brasileiro que circula no estado da Bahia. Fundado por Ernesto Simões Filho,[3][4] é o mais antigo jornal impresso baiano em circulação[5] e um dos mais antigos do Brasil,[4] a qual iniciou-se em 15 de outubro de 1912

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias

Artistas baianos levam Carnaval para EUA

Artistas baianos levam o Carnaval de Salvadror para Orlando, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado, 7. Entre as atrações estão Harmonia do...

Após sucesso do Carnaval 2020, Camarote Club se prepara para comemorar cinco anos em 2021

Apesar da folia já ter terminado, o clima de alegria ainda é grande entre os organizadores do Camarote Club, situado na região...

Grupo A TARDE amplia o protagonismo na cobertura do Carnaval

O Carnaval de Salvador teve uma completa e ampla cobertura oferecida pelas principais plataformas do Grupo A TARDE ao longo dos sete...

Após jejum de 23 anos, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio

A Viradouro é campeã do Carnaval 2020 do Rio. Com o enredo "Viradouro de Alma Lavada", a escola homenageou as Ganhadeiras de...

Cajazeiras tem recorde de público durante Carnaval

O Cajazeiras Folia 2020, realizado entre o sábado, 22, e a terça-feira, 23, superou as expectativas ao atingir recorde de público....

PATROCÍNIO

APOIO