A Lavagem do Bonfim, primeira grande festa popular de Salvador em 2020, que aconteceu na última quinta-feira, 16, terminou sem registro de morte violenta. No entanto, 132 furtos e 21 roubos foram contabilizados no festejo.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), não foram registrados homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) ou lesão dolosa seguida de morte. Ações policiais resultaram nas prisões em flagrantes de quatro suspeitos, envolvidos em agressões, furtos e roubos. Ao todo, cinco suspeitos foram detidos e encaminhados para a 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim).
A SSP também informou que em relação aos crimes contra o patrimônio, foram contabilizados 132 furtos e 21 roubos. Uma arma branca foi apreendida e nenhuma arma de fogo ou incidente com material bélico foi computado. Além disso, 27 casos de perdas de documentos (RGs e CNHs na maioria) foram registrados.
Saúde
Para o festejo foi instalado um módulo assistencial à saúde ao lado da Colina Sagrada. No local foram registrados 99 atendimentos. As ocorrências tiveram, em sua maioria, natureza clínica, como dor de cabeça, enjoos, mal estar associado ao forte calor e desidratação. Também foram contabilizados episódios de traumas ortopédicos e procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.