26 C
Salvador
sábado, agosto 15, 2020
Home A TARDE FOLIA 2020 Lantejoulas, ombreiras e neon: fashionistas apostam na tendência do Carnaval 2020

Lantejoulas, ombreiras e neon: fashionistas apostam na tendência do Carnaval 2020

Moda também é sinônimo de liberdade criativa e corporal. Em tempos de Carnaval, as pessoas aproveitam o máximo para se expandir nas ruas e usar a criatividade para se divertir e expressar a própria personalidade, através de fantasias e looks coloridos e, na maioria das vezes, muito ousados. Neste Carnaval 2020, influenciadores digitais e profissionais de moda lançam seus palpites sobre o que será tendência na folia. As apostas para lantejoulas, brilho, fitas coloridas e muito neon estão a todo vapor! 

Para Teté Marques, jornalista e escritora do site de moda e comportamento Moça Criada, a fase da fantasia na avenida já passou. De acordo com a pesquisadora, quando se fortaleceu o discurso do Carnaval democrático, sem cordas, o resgate de algo genuíno, o uso de fantasias era muito forte. Entretanto, o que vem com mais força, neste momento, é o glamour, os looks luxuosos, com peças metalizadas e brilho. 

“Eu já vejo pochetes, que estão no ápice da moda, com lantejoulas, bodysuits e aqueles conjuntinhos de hotpants também. As lantejoulas começam a aparecer e vêm com uma pegada de metalizado, aí o glamour vem, no sentido de ser mais brilhoso. A gente começa a perceber que as maquiagens ganham mais força, os detalhes com pedrarias aparecem, ombreiras também”, apostou a jornalista. 

Com relação às tiaras, que foram uma verdadeira febre no Carnaval do ano passado, com frases engraçadas e dizeres, Teté diz que esse ano elas vêm como verdadeiras obras de arte, mais detalhadas e elaboradas. “Aí a gente consegue ter um visual mais impactante, uma coisa carnavalesca que faz lembrar os bailes e não mais os bloquinhos de rua que todo mundo se fantasia de alguma coisa, mas tal qual um baile”, garantiu. 

“Acredito que esse ano, para além das fantasias, muitas pessoas cheguem propondo realces de si mesmas! Em outras palavras, usando roupas e acessórios que apesar de não serem cem por cento presentes no cotidiano, destacam e se relacionam com a identidade de que os usa! Brincos, colares, cores e muita mistura”, contou o artesão e criador da marca de acessórios Dei Um Nó, Ian Morais. Ele acabou de lançar uma coleção de Carnaval, destacando os acessórios como peça chave nos looks de Carnaval. A loja virtual Dei Um Nó se une à fotografia, audiovisual e dança, dando vida às peças apresentadas. O resultado disso foram parcerias com artistas como Nêssa, Àttooxxá, Yan Cloud, Nininha Problemática e A Travestis.

Fotos do ensaio de Carnaval da marca de acessórios Dei Um Nó

“Roupas e acessórios com fitas, tiras e pompons, além dos tons neon, continuam fortes. Looks multicoloridos e cheios de brilho são as grandes tendências para o Carnaval 2020”, contou o produtor de moda e dreadmaker Daniel Tulipeno. Ele ressalta que o ‘DIY’ (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo, em português) traz mais possibilidades o folião. 

“Mentes criativas que somos nós baianos, importante ressaltar o Faça Você Mesmo que multiplica as possibilidades de criação das fantasias, além de alimentar o uso sustentável e reutilizável das peças e acessórios que já temos em casa dos carnavais passados”, afirmou Tulipeno. Segundo ele, a aposta no Faça Você Mesmo pode gerar um impacto positivo ao meio ambiente, além de exercitar um novo olhar para elementos que já foram utilizados. 

Falando também sobre consumo consciente na folia, a estudante de Consultoria de Moda e Estilo, co-fundadora da marca Studio64 e integrante do coletivo de moda Pala, Helena Vieira chama atenção para o uso do eco-glitter, já que é comprovado o quanto o uso do glitter convencional, que é na verdade microplástico, tem o potencial de agredir seriamente o meio ambiente, principalmente os oceanos. Para Helena, referências ao sereismo continuam em alta neste ano, entretanto, trazendo isso em detalhes e tiaras. 

Também integrante do coletivo Pala, a estilista e proprietária da marca de roupas Munira, Dani Munira acredita que este Carnaval também terá muita influência da internet, como memes e fantasias em grupo. Ela lembrou também das tendências dos anos 70 e 80, como ombreiras e franjas. “Elas voltaram, inclusive, nas fantasias, acompanhadas de muita cor e makes com muito brilho”, mencionou. 

Ousadia na folia

Uma tendência que nunca sai de moda durante o Carnaval é a ousadia. Quanto mais ousado o look, mais destaque ele vai ganhar. Já foi possível notar que, no ano passado, o uso de hotpants e adesivos de mamilo estavam em alta no Carnaval de cidades como São Paulo. Aqui na Bahia, a moda das hotpants pegou, mas foi raro de ver os adesivos de mamilo por aqui. Será que esse ano a moda pega? 

Os tapa-seios, ou adesivos de mamilos, chegaram com força no Carnaval de São Paulo, mas será que essa moda pega na Bahia?

Segundo Teté Marques, os hotpants continuam por aqui, mas não sabe ao certo quem bancaria os adesivos de mamilos. “É preciso ter uma personalidade muito forte, no sentido de ser muito segura de si, para bancar isso, acho possível que essa moda pegue em Salvador. Mas a gente precisa ver mais para se sentir confortável em usar. A gente viu o Carnaval de 2018 ou 2019, eu acho, algumas famosas usando, como Bruna Marquezine, Cléo Pires, Anitta, mas foram ações muito pontuais. É possível que pegue, mas a gente precisa ver mais, não sei se nesse Carnaval consegue se fortalecer, mas quem sabe no próximo”, analisou a jornalista. 

Ela contou que em algumas lojas de departamento já conseguiu ver uma ou outra peça com transparência e adesivo nos mamilos, um sinal de que pode pegar. Para ela, é tudo uma questão de referências, quando as pessoas começam a ver mais e com mais facilidade, tende a usar também. 

Dani Munira também não acredita que a moda dos adesivos de mamilos funcionem tanto este ano no Carnaval baiano, porém, ela acredita que talvez possam ser vistos em bailinhos de Carnaval em bairros mais boêmios, porém não na avenida. 

“Aqui em Salvador vemos, principalmente nas lojas de departamento, os bodysuits de tule com protetores de mamilos. Tem os mais ousados, que cobrem pouco e os com protetores maiores, para quem quer usar, mas não quer mostrar tanto. A combinação de top faixa e hot pants também vai fazer parte do carnaval. Em prata, dourado, com paetês (porque brilho não pode faltar), glitter, de todos os jeitos”, lembrou a influenciadora digital Lara Andrade. 

A ousadia presente no uso de roupas mais curtas combina com o clima tropical de Salvador, segundo Daniel Tulipeno. ele acredita que o uso de looks mais ousados super funcionam, trazendo mais conforto e liberdade durante a folia. “Enaltecer o uso do corpo livre é a expressão máxima da diversidade nos estilos e corpos que transitam a festa”, concluiu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias

Artistas baianos levam Carnaval para EUA

Artistas baianos levam o Carnaval de Salvadror para Orlando, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado, 7. Entre as atrações estão Harmonia do...

Após sucesso do Carnaval 2020, Camarote Club se prepara para comemorar cinco anos em 2021

Apesar da folia já ter terminado, o clima de alegria ainda é grande entre os organizadores do Camarote Club, situado na região...

Grupo A TARDE amplia o protagonismo na cobertura do Carnaval

O Carnaval de Salvador teve uma completa e ampla cobertura oferecida pelas principais plataformas do Grupo A TARDE ao longo dos sete...

Após jejum de 23 anos, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio

A Viradouro é campeã do Carnaval 2020 do Rio. Com o enredo "Viradouro de Alma Lavada", a escola homenageou as Ganhadeiras de...

Cajazeiras tem recorde de público durante Carnaval

O Cajazeiras Folia 2020, realizado entre o sábado, 22, e a terça-feira, 23, superou as expectativas ao atingir recorde de público....

PATROCÍNIO

APOIO