26 C
Salvador
sexta-feira, junho 24, 2022
Home Destaque Imagem peregrina do Senhor do Bonfim é transladada pela Baía de Todos-os-Santos

Imagem peregrina do Senhor do Bonfim é transladada pela Baía de Todos-os-Santos

Devotos acompanham imagem peregrina até a Ponta do Humaitá (Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE)

*Informações de Bruno Brito

A imagem peregrina do Senhor do Bonfim saiu da igreja por volta das 8h15 da manhã desta quarta-feira, 15, em procissão até a Ponta do Humaitá, no bairro de Monte Serrat, de onde será translada para o cais da Capitania dos Portos, no bairro do Comércio, em Salvador. O percurso pelo mar será feito pelo Catamarã Senhor do Bonfim, que levará a imagem seguido apenas por quatro escunas.

O translado pela Baía de Todos-os-Santos, na véspera da Lavagem, faz parte das festividades em honra ao Patrono da Colina Sagrada. É a segunda vez que a imagem peregrina faz este percurso, a primeira vez foi em 1923.

“A imagem do Senhor do Bonfim chegou pelo mar. Ela veio da cidade de Setúbal, em Portugal. Foi trazida pelo capitão de mar e guerra Teodósio de Farias de Mari, certamente veio em uma caravela. É justo que amanhã, quando pela primeira vez, a imagem peregrina vai participar da nossa sétima caminhada, que ela seja transladada pelo mar. Assim como ela chegou, agora, ela será conduzida até o cais da capitania dos portos”, explicou o reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes.

Este ano, a Basílica Santuário celebra os 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador. A imagem foi trazida 1745 e tornou-se um dos ícones sacros mais importantes do Brasil. As embarcações vão passar em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha, recordando o local que abrigou a imagem entre os anos de 1745 a 1754.

“São 275 anos de veneração, de proteção. 275 anos da presença dele entre nós. É justo que em um ano comemorativo, algumas atividades extraordinárias sejam realizadas, como também, algumas manifestações de fé, como a que está acontecendo agora”, pontuou o padre.

Para os devotos, este é um momento importante de contemplar de perto a imagem peregrina e se aproximar do Senhor do Bonfim: “É uma momento para mais adoração, mais contemplação, de alegria e unidade entre a sociedade baiana, porque estamos todos voltados para este mesmo interesse”, comentou a devota Maria de Lurdes Souza Guerra, de 60 anos.

Quem não for para lavagem nesta quinta, esta foi uma oportunidade de participar das festividades: “Para mim foi bom, porque amanhã, provavelmente, eu não poderei vir para cá. Então, já vi a imagem hoje. Isso aqui vai crescer bastante, explicou o também devoto Nourival Barbosa Andrade, de 58 anos.

Para festa da Lavagem do Bonfim, que ocorre nesta quinta, a expectativa é que, assim como os outros anos, uma multidão acompanhe o cortejo.

“Amanhã, estamos esperando em torno de 2 milhões de pessoas para acompanhar a imagem do Senhor do Bonfim e todos caminhando rumo à Colina Sagrada”, disse padre Edson.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 − 5 =

Últimas Notícias

Artistas baianos levam Carnaval para EUA

Artistas baianos levam o Carnaval de Salvadror para Orlando, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado, 7. Entre as atrações estão Harmonia do...

Após sucesso do Carnaval 2020, Camarote Club se prepara para comemorar cinco anos em 2021

Apesar da folia já ter terminado, o clima de alegria ainda é grande entre os organizadores do Camarote Club, situado na região...

Grupo A TARDE amplia o protagonismo na cobertura do Carnaval

O Carnaval de Salvador teve uma completa e ampla cobertura oferecida pelas principais plataformas do Grupo A TARDE ao longo dos sete...

Após jejum de 23 anos, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio

A Viradouro é campeã do Carnaval 2020 do Rio. Com o enredo "Viradouro de Alma Lavada", a escola homenageou as Ganhadeiras de...

Cajazeiras tem recorde de público durante Carnaval

O Cajazeiras Folia 2020, realizado entre o sábado, 22, e a terça-feira, 23, superou as expectativas ao atingir recorde de público....

PATROCÍNIO

APOIO