Por Raul Aguilar
O ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli afirmou neste domingo, 2, durante a Festa de Iemanjá, que é realizada no Rio Vermelho, em Salvador, que entrou com uma liminar no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para garantir o pagamento de sua aposentadoria na Universidade Federal da Bahia (Ufba), cassada pela Controladoria-Geral da União (CGU) no ano passado. O ex-presidente da estatal disse que o ato é uma “perseguição política” e critica “usurpação da autonomia” feita pela CGU.
“Entramos com uma liminar no STJ que deverá garantir minha aposentadoria e vamos discutir o mérito. Até agora, o STJ não julgou o mérito Até agora o STJ não julgou o mérito, que, ao meu ver, tem uma clara motivação política. Há uma usurpação da autonomia universitária porque quem julgou e quem tomou essa decisão foi a Controladoria Geral da União”, explicou.
Gabrielli foi punido por improbidade administrativa e lesão aos cofres públicos, baseado na lei dos Servidores Públicos da União. No mês passado, um ato foi realizado na reitoria da Universidade Federal da Bahia em solidariedade ao ex-presidente da estatal.