Por Raul Aguilar
Foto: Max Haack | Secom
Durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda feira, 24, quinto e penúltimo dia de Carnaval, o prefeito ACM Neto rebateu o comentário feito pelo secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, que afirmou em um vídeo que criminosos estão usando objetos utilizados nos kits dos ambulantes como armas em confrontos, e que a disposição dos ambulantes nos circuitos está reduzindo os espaços para os foliões.
“Pelo que me consta, nos oito carnavais que estou como prefeito ele [Maurício] está como secretário de Segurança Pública. Ele pode pegar os registros fotográficos de todos os carnavais anteriores, não há nenhuma mudança, nenhuma diferença. Os ambulantes que foram licenciados esse ano são os mesmos, em termos de quantidade, do ano passado. A disposição dos isopores é a mesma dos anos anteriores, não há nenhuma novidade. Não há nada que tenha mudado em relação ao ano passado. O secretário e sua equipe, que já estão aí há muito tempo, sabem muito bem disso. Então, eu não consigo entender porque esse tipo de colocação está sendo feita”, afirmou o prefeito de Salvador.
Mobilidade no Carnaval
Questionado sobre as críticas feitas pelos motoristas por aplicativo de que haveria um privilégio para os taxistas, e a cobrança por igualdade de tratamento entre as categorias de transporte de passageiro particular, ACM Neto disse que é “impossível” os motoristas por app terem o mesmo tratamento que os profissionais cadastrados, citando o número de veículos e a identificação clara do meio de transporte.
“Há quem fale inclusive em uma espécie de rodízio de carros para o Carnaval. Sabe porque é impossível você dar o mesmo tratamento ao motorista por aplicativo do táxi? O táxi, você primeiro tem uma quantidade menor, são sete mil. Nos aplicativos têm mais de 20 mil que funcionam regularmente na cidade, fora as pessoas que se tornam motorista por aplicativo só para o carnaval, o que acontece em larga escala. Depois, os táxis você consegue fiscalizar e regular, inclusive, visualmente. Então, é impossível você dar o mesmo tratamento aos motoristas por aplicativo que é dado aos táxis”, disse o chefe do executivo municipal.
Crescimento no número de foliões
O prefeito ACM Neto destacou que houve um aumento superior a 20% no número de foliões, se comparado ao Carnaval de 2019, e admite que esse aumento pode gerar problema, como afirmou o Comandante da Polícia Militar, o coronel Anselmo Brandão, o domingo, 23.
“Falar do aumento no número de pessoas é real. Domingo, assim como já havia acontecido no sábado, foi um dia que teve um número de pessoas no Carnaval bastante superior ao ano passado. Sábado registrou, comparado 2019, um aumento de 22%, no domingo, o crescimento de 16%. Esse são dados das pessoas que transportamos no transporte público e achamos que esse número é maior, pois não estão contabilizadas as pessoas que são transportadas por aplicativo. E se me perguntar se isso traz problemas, sem dúvida”, admitiu.
Policiamento na folia
ACM Neto voltou a falar de sua percepção sobre o policiamento na avenida, e destacou que não está havendo mais um policiamento de patrulha, mais ostensivo, como havia antes.
“Quem tem que responder pela polícia é o comandante-geral da PM, o secretário de Segurança Pública e o governador. Não quero responder pela polícia. Eu disse isso ontem, pedindo uma ação mais ostensiva da polícia. Eles mudaram a estratégia para esse ano. E a estratégia é com o comandante da polícia, com o secretário de Segurança Pública, mas eles mudaram. Você não vê mais aquelas patrulhas que havia antes, andando no circuito constantemente, não tem isso. Há uma percepção, nossa, de que poderia haver um efetivo maior na rua. Há uma percepção de que poderia ter um policiamento maior do que estamos vendo na rua. Eu já fiz esse apelo, inclusive, ao Comandante Geral, já fiz esse apelo publicamente através da imprensa; e esse apelo continua”, ressaltou Neto.
Sr. Prefeito, é compreensível sua atitude demagógica porque é ano eleitoral. Digno de sua parte seria reconhecer que sua estratégia de lotar a Barra favorecendo a grupos e dificultando até o espaço e as rotas de fugas em casos de incidentes, tem sua contribuição.
ESSE SECRETÁRIO ETERNO NO PODER,SÓ SAIRÁ DAÍ EM 2022 COM A GRANDE VITORIA DE NETO.AGUARDEM!! MUITA DESCULPA PARA VIOLENCIA QUE ASSOLA SALVADOR,OBSERVEM QUE A SECRETÁRIA DE MAURICIO NÃO CONSEGUE INDENTIFICAR OS AUTORES DOS CRIMES E PRENDE-LOS