No Carnaval 2020, o bloco afro Ilê Aiyê desfila com o tema “Botswana: uma história de exito no mundo”. Sempre trazendo temáticas que contam histórias importantes sobre a África e a população negra, o presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô contou, em entrevista ao Portal A TARDE que a intenção é tirar do imaginário social a ideia da “África de Tarzan”, que é carregada de estereótipos. Segundo ele, Botswana é um país novo e cheio de riquezas e que é esse lado da África que o Ilê Aiyê quer mostrar.

“Botswana é um país novo, lá a gente vê riquezas, pedras preciosas, agricultura. Lá não tem corrupção, até agora, e também não tem analfabetos. Isso muito ou muito a gente que faz Carnaval e educação para a galera. É uma história interessante de ser contada”, declarou Vovô.
O presidente do bloco pontuou que a intenção do Ilê Aiyê, desde que começaram a trazer temáticas, foi contar histórias do povo negro distante das informações espalhadas por historiadores europeus, e sim pelo ponto de vista da população negra. Vovô explicou que através de uma pesquisa são feitas as músicas, após conhecer e fortalecer a relação com a família negra de África.
“A gente tem muito orgulho de ser descendentes da família de la da África. Nós começamos a conhecer realmente e tirar a impressão negativa que as pessoas tem de la. Na África não tem só guerreiros, onça, Tarzan… A gente só conhece a África de Tarzan”, criticou.