26 C
Salvador
sábado, agosto 15, 2020
Home Destaque Devoção e festa se mesclam em dia de homenagens ao Senhor do...

Devoção e festa se mesclam em dia de homenagens ao Senhor do Bonfim

Por Vitor Castro*

Os festejos da tradicional Lavagem do Bonfim começam, nesta quinta-feira, 16, às 7h. Antes da procissão que levará a imagem peregrina em direção à Basílica, um ato interreligioso acontece em frente ao Santuário da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. O evento deve reunir, pelo menos, 2 milhões de pessoas entre católicos e adeptos de religiões de matriz africana que por associação homenageiam o orixá Oxalá.

Na parte profana da festa, 49 blocos realizam o trajeto. Para que o festejo possa acontecer, mudanças no trânsito do entorno começaram a valer desde a meia-noite de hoje (leia abaixo) e devem durar até a próxima segunda-feira (20), quando se encerram as comemorações.

Quando o cortejo subir a Colina Sagrada, o reitor da Basílica Santuário, o padre Edson Silva, transmitirá uma bênção aos presentes. Neste momento, Santa Dulce será homenageada.

“Ela que foi a primeira santa baiana e merece todas as nossas homenagens. Depois disso, farei um resumo do histórico da chegada da imagem, há 275 anos aqui, e a sua importância para todos nós, católicos”, contou o líder religioso.

Em seu discurso, segundo padre Edson, deverá “pedir a Senhor do Bonfim que ele nos ensine a cultura do diálogo, preservação da vida, da paz e da não violência. Além disso, pretendo falar sobre a necessidade de se conviver e respeitar o diferente superando preconceitos e as diferenças”, ressaltou.

Após a mensagem, acontecerá a lavagem das escadarias. Em seguida, a imagem ficará próxima à porta principal do templo para veneração até as 18h.

Há 30 anos realizando o mesmo rito, a pernambucana Severina Ramos, 72 anos, estará vestida de baiana distribuindo água de cheiro.

A devoção começou após o nascimento da sua filha, quando Severina contraiu uma infecção generalizada e prometeu ao santo que, em troca da cura, iria participar da procissão todos os anos e traria doações para os mais necessitados.

As viagens de Recife para Salvador começaram com quatro pessoas e, hoje, contam com 58 devotos que arrecadam, pelo menos, 800 quilos de alimentos. “Ele salvou minha vida e está comigo sempre. De lá pra cá, nunca deixei de chamar por ele quando preciso e ele nunca deixou de me ajudar”, contou a devota.

Operação

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) modificou parte do trânsito nas regiões do Comércio e da Cidade Baixa.

Todas as linhas do sistema de transporte de Salvador estarão operando com 100% da frota. Dezenove destas linhas que atendem à região vão prolongar o horário até meia-noite. Serão disponibilizados também 36 veículos extras da frota reguladora. Os ônibus estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio.

O Elevador Lacerda e os três planos inclinados são gratuitos. O elevador, das 6h às 23h. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada, das 7h às 20h. O do Pilar (7h às 18h) e o Gonçalves (7h às 19h).

Desde às 0h de hoje até as 22h, circulação e estacionamento de veículos estarão proibidos em ambos os sentidos da Av. Lafayette Coutinho, entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru, e na Rua da Conceição da Praia.

Veja as alterações no nosso portal atardeverao.atarde.com.br.

*Sob supervisão da editora Meire Oliveira

Redação
O A Tarde é um jornal diário brasileiro que circula no estado da Bahia. Fundado por Ernesto Simões Filho,[3][4] é o mais antigo jornal impresso baiano em circulação[5] e um dos mais antigos do Brasil,[4] a qual iniciou-se em 15 de outubro de 1912

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias

Artistas baianos levam Carnaval para EUA

Artistas baianos levam o Carnaval de Salvadror para Orlando, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado, 7. Entre as atrações estão Harmonia do...

Após sucesso do Carnaval 2020, Camarote Club se prepara para comemorar cinco anos em 2021

Apesar da folia já ter terminado, o clima de alegria ainda é grande entre os organizadores do Camarote Club, situado na região...

Grupo A TARDE amplia o protagonismo na cobertura do Carnaval

O Carnaval de Salvador teve uma completa e ampla cobertura oferecida pelas principais plataformas do Grupo A TARDE ao longo dos sete...

Após jejum de 23 anos, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio

A Viradouro é campeã do Carnaval 2020 do Rio. Com o enredo "Viradouro de Alma Lavada", a escola homenageou as Ganhadeiras de...

Cajazeiras tem recorde de público durante Carnaval

O Cajazeiras Folia 2020, realizado entre o sábado, 22, e a terça-feira, 23, superou as expectativas ao atingir recorde de público....

PATROCÍNIO

APOIO