O número de notificações aos estabelecimentos irregulares neste carnaval caíu em 12% comparado aos anos anteriores e, entre um dos fatores para a queda, está a intensificação da fiscalização. A diretora da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Roberta Caires, disse ao Portal A TARDE que apostou numa metodologia diferente para manter uma boa relação entre o fornecedor e o cliente.
“Nós verificamos que o maior número de autuações é porque os estabelecimentos não tinham o Código de Defesa do Consumidor (CDC) aparente, o que é lei. Com isso, nós começamos a fiscalizar e também a distribuir o CDC, porque o intuito da diretoria é preservar todos os direitos do consumidor e também estabelecer uma relação amistosa de respeito entre fornecedor e consumidor”, disse.
Conforme a diretora da Codecon, o órgão teve um retorno positivo devido às ações da Operação Pré-Carnaval voltadas para a conscientização, através da distribuição de folhetos informativos em vários idiomas orientando o consumidor, e com isso, estabelecendo uma boa relação entre ambos.