26 C
Salvador
sábado, agosto 15, 2020
Home A TARDE FOLIA 2020 Bloquinhos e fanfarras relembram os carnavais das antigas no circuito Sérgio Bezerra

Bloquinhos e fanfarras relembram os carnavais das antigas no circuito Sérgio Bezerra

Na véspera da abertura oficial do Carnaval de Salvador 2020, bloquinhos e fanfarras tomaram a orla da Barra, o circuito Sérgio Bezerra, para animar os foliões que preferem uma curtição mais tradicional. Nesta quarta-feira, 19, a rua já estava em clima de festa, com o público já fantasiado e muito animado no ritmo dos antigos carnavais.

>>Confira galeria de fotos

A administradora Aline Farias veio de Manaus, pois se apaixonou pela folia da capital baiana. Em seu segundo ano, ela contou ao Portal A TARDE que conheceu o seu parceiro no Carnaval do ano passado, durante a curtição no bloco Voa Voa.

“No ano passado, eu casei. Esse ano, eu acho que já vou esperar o bebê para o ano que vem”, brincou ela, que veio a Salvador comemorar o casamento. “Já, já ele [o marido] chega aqui também. Pretendemos curtir todos os dias, principalmente para ver Bell Marques e Chiclete com Banana”, contou.

Esse é o segundo ano que o vendedor ambulante Fábio da Silva, de 47 anos, sai de Recife para vender artigos de fantasia na festa. De acordo com o comerciante, um rapaz fabrica objetos como tiaras com flores, chifres, auréola de anjo e orelhas de animais, para os foliões tornarem suas vestimentas ainda mais divertidas. Após os artigos ficarem prontos, cerca de 60 pessoas saem de Recife para vender no Carnaval.

“Saímos de Recife na quarta-feira e chegamos na quinta de manhã. Vamos ficar até a quarta-feira de cinzas”, disse. Segundo ele, os adereços mais vendidos são as tiaras com flores, principalmente os girassóis. “Todo mundo comprou, já acabou tudo, vendi todas”, comentou.

Um dos grupos de fanfarra que estavam no Farol da Barra animando os foliões que passavam por ali era o Campana da Alegria. Engana-se quem pensa que só das músicas de antigos carnavais vivem as fanfarras. Muito pelo contrário, o que o público mais pediu foram sucessos atuais, como o pagode.

“Além do pagode, a gente toca Olodum… o que o povo pedir. Está todo mundo pedindo ‘Contatinho’, de Léo Santana”, contou Henrique Silva Santos, 21, um dos jovens que toca no grupo Campana da Alegria. O rapaz disse que o grupo passa o ano inteiro ensaiando para fazer bonito para o público no Carnaval.

Combate a Violência

Enquanto os bloquinhos não saíam, o Farol da Barra tornou-se palco também de uma campanha contra assédio e a violência contra a mulher. Comandado pela presidente da Comissão da Mulher, a vereadora Ireuda Silva, a campanha ‘Meu Corpo Não É Sua Fantasia’ tem o objetivo de conscientizar os homens para que as mulheres tenham o direito de andar na rua e curtir a folia sem serem assediadas.

“A mulher não tem o direito de se divertir e usar uma roupa mais leve. Os homens acham que têm o direito de se impor e hostilizar as mulheres. Não podemos mais aceitar isso, é uma campanha de combate, porque é preciso entender que é um crime”, declarou a vereadora.

Logo após as fanfarras, o circuito Sérgio Bezerra, na Barra, recebeu cerca de 25 blocos, como Habeas Copos, Xupisco, Alerta Geral, Bloquinho do Gigante, Mulheres no Comando, e outros.

Contrastes

Em contraste com toda a alegria e curtição que o Carnaval proporciona, há também quem vá em busca de uma oportunidade de trabalho. A cabeleireira Cristiane Santos Silva, 30, observava a banda de fanfarra e tentava se divertir, mas na verdade tinha ido em busca de algo para trabalhar, seja lá com o que fosse, na esperança de conseguir sair das ruas e cuidar da filha de quatro meses, que atualmente vive na casa de conhecidos, enquanto ela mora na rua.

“Eu ando, rodo, vou distraindo a mente e procurando algo para trabalhar aqui na Barra. Estou aqui sem condições”, relatou a cabeleireira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias

Artistas baianos levam Carnaval para EUA

Artistas baianos levam o Carnaval de Salvadror para Orlando, nos Estados Unidos (EUA), neste sábado, 7. Entre as atrações estão Harmonia do...

Após sucesso do Carnaval 2020, Camarote Club se prepara para comemorar cinco anos em 2021

Apesar da folia já ter terminado, o clima de alegria ainda é grande entre os organizadores do Camarote Club, situado na região...

Grupo A TARDE amplia o protagonismo na cobertura do Carnaval

O Carnaval de Salvador teve uma completa e ampla cobertura oferecida pelas principais plataformas do Grupo A TARDE ao longo dos sete...

Após jejum de 23 anos, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio

A Viradouro é campeã do Carnaval 2020 do Rio. Com o enredo "Viradouro de Alma Lavada", a escola homenageou as Ganhadeiras de...

Cajazeiras tem recorde de público durante Carnaval

O Cajazeiras Folia 2020, realizado entre o sábado, 22, e a terça-feira, 23, superou as expectativas ao atingir recorde de público....

PATROCÍNIO

APOIO