Ao som de cânticos Ijexá, o bloco Filhas de Gandhy abriram sua participação no Carnaval, nesta segunda-feira, 24, no circuito Dodô, na Barra-Ondina. Este ano, o bloco contou com a cantora Vanessa Borges, que ficou nacionalmente conhecida por sua participação no programa The Voice.
O bloco reúne famílias, amigas e adeptas de religiões de matrizes africanas. Para foliã Gabriela Santana, 27 anos, que veio com o esposo e o filho, não há outro bloco para sair.
(Gabriela Santana, 27 anos, esposo e o filho curtem o bloco | Foto: Jaqueline Suzarte | Ag. A TARDE)
“Escolhi as Filhas de Ghandy por causa da tradição do bloco. Somos de religião de matrizes africanas, então não teria opção melhor para mim”, afirmou.
Empoderamento feminino
Gabriela diz que é importânte o empoderamento feminino discutido pelo bloco.

“É uma maneira da gente se sentir valorizada, sentir que a gente tem o nosso lugar, nosso espaço no mundo. Isto é muito importante para as pessoas que passam por todo tipo de dificuldade por ser mulher, pontuou.
Esta mesma opinião é compartilhada por Andreza Campos, 21 anos. A jovem folião sai todos os anos no bloco e fala da importância de ter um bloco formado por mulheres. “Já é tradição. Eu tenho 12 anos saindo. São direitos iguais. Mulher tem que ter o seu lugar, ter seu respeito, seu valor”, finaliza.